O que dizem sobre nós
Ingressei na maçonaria há 17 anos em busca de novos conhecimentos, objetivando o meu aprimoramento intelectual, como também, pelos princípios, que ela adota, da liberdade, igualdade e fraternidade que nortearam a mais de 230 anos a Revolução Francesa, e ainda continuam contemporâneos.
E nela permaneço até hoje, tendo adquirido uma imensa família que visa a prática do bem e compartilha conhecimentos na área filosófica, de uma forma constante e gradual.
Esses conhecimentos nos ajudam muito em nossa evolução como seres humanos, e nos levam a ajudar ao próximo, e consequentemente na busca de tornar a sociedade mais justa e igualitária.
Sônia Lage Santos, Grau 30°
Loja Sothis, n° 122, LDH, Oriente de Belo Horizonte-MG
Os motivos pelos quais eu decidi fazer parte da Maçonaria foram: a curiosidade, o caráter esotérico e a presença de alguns conhecidos que eu já admirava. Quando digo curiosidade é porque por mais que haja livros que descrevem detalhes sobre rituais e cerimônias, somente vivenciando na prática é possível compreender o que é a Maçonaria. Eu sabia que se tratava de algo sério, velado e de certa forma “misterioso”.
Hoje eu vejo a Maçonaria como um método muito engenhoso de elevação espiritual cujos rituais nos permitem uma comunhão com o sagrado, além de aprimorar o autoconhecimento e nos transformar em pessoas melhores. E tudo isso em conjunto com irmãos e irmãs empenhados no mesmo objetivo, ou seja, uma verdadeira família. E estas são as razões que me fazem querer continuar e aprender cada vez mais. Eu me tornei mais confiante como pessoa, criei fortes laços com meus irmãos, sou mais atento às questões espirituais e entendi qual o meu propósito de vida.
Fábio Navarro 30° Grau
Membro da Loja Quéops, nº 1365, Oriente de Belo Horizonte-MG
Quando tomei conhecimento da maçonaria mista fiquei feliz, iria preencher uma lacuna referente a conhecimentos que sempre procurei, mas para a minha surpresa me deparei com a imperfeição. A partir do dia 05/06/1994 comecei minha trajetória Maçônica. Na maçonaria aprendi a conhecer a mim mesma e a refletir sobre minhas falhas e dificuldades pessoais. Permaneço na maçonaria porque estou construindo o meu Templo, buscando sabedoria, adotando a tolerância e a fraternidade que são alguns dos benefícios que a Arte Real recomenda para, para nos tornarmos seres humanos éticos e justos.
Maria das Graças Araújo Ribeiro 31° Grau
Membro da Loja Maçônica Sothis
Oriente de Belo Horizonte Minas Gerais
Liberdade, igualdade e fraternidade são três valores que me atraíram para a Maçonaria.
Liberdade de que? De bons costumes. Igualdade significa ter os mesmos direitos e deveres.
Fraternidade significa amar o próximo como a nós mesmos. Os valores da Maçonaria se encaixam nos valores de Jesus e em todos os homens que foram enviados à terra pelo Grande Arquiteto do Universo com o intuito de nos ensinar a boa convivência com nossos semelhantes. Daí a minha satisfação de fazer parte da Ordem Maçônica Mista Internacional "Le Droit Humain". Somos homens e mulheres em busca de nosso aperfeiçoamento moral e intelectual com o lapidar de nossas arestas diante de nós mesmos, respeitando o nosso próximo sem nenhum preconceito de raça, gênero, cor, credo e status social.
É a certeza de que podemos ser melhores com os ensinamentos da maçonaria que me faz ser assídua e continuar nesta Fraternidade, pois com isso acredito poder influenciar as outras pessoas do meu convívio dando-lhes a oportunidade de se melhorar no trato com seus semelhantes.
Maria Merces Galvão 14° Grau
Membro da Loja Rei Salomão n°2082 Oriente de Pompéu-MG
A maçonaria faz parte da minha vida desde que eu tinha 11 anos quando eu fazia parte da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Ela veio sempre me amparar e me lembrar do meu propósito de vida todas as vezes que eu pensei em esquecer. E veio costurar o meu destino e me ajudar a me tornar uma pessoa ainda melhor. A maçonaria me deu a base para me tornar a mulher que eu sou hoje e transforma continuamente minha vida assim como transforma a vida de centenas de pessoas que eu convivo e que eu não convivo também!
Seus conhecimentos mais profundos vem influenciando homens e mulheres a milênios desde a época dos maçons operativos, da construção de templos, catedrais e da história de Salomão! Foi através dela que eu conheci o meu marido, meu amor e meu melhor amigo que tanto me orgulha com sua trajetória maçônica Luiz Brandão. Nossa história juntos está ligada pela maçonaria e por um evento em especial que nos uniu sem que nem ao menos nos conhecêssemos. Meu irmão Pablo foi enterrado com o terno de Layton do Luiz em uma cerimônia fúnebre feita pela Ordem Demolay. Depois disso nossa história nunca mais foi a mesma… O Pablo é como um elo que nos une, nos apoia na direção da nossa missão.
E o amor, carinho, apoio e reconhecimento do Luiz pelo meu trabalho é o que me alimenta nessa jornada Maçônica!
Karen Galvão De Campos Savala Brandão Grau
14° grau Membro da Loja Rei Salomão n°2083 Oriente de Pompéu-MG
Quando fui convidado para fazer parte da Maçonaria, não tinha conhecimento sobre a Ordem, além do conhecimento popular. A única certeza que tinha era que bem provavelmente seria um lugar bom, pois o convite partiu de Dra. Zélia Brandão, Luiz Brandão e Karen Brandão. Desse modo, identifiquei o convite como uma convocação. Já faz três anos e meio que estou na Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain e posso dizer que a caminhada nesse período foi de muito aprendizado e de trabalhos. Em um período de dificuldade para toda a humanidade, foram os estudos da Maçonaria que tiraram minha mente do pior, podendo focar e aproveitar o tempo que estava em casa para meditar e refletir, para crescer. O desenvolvimento de valores e virtudes, o amadurecimento em relação a novas perspectivas e o acesso para procurar me tornar uma pessoa melhor em prol de uma causa maior. Os irmãos e irmãs que a Maçonaria me proporcionou e que sempre levarei no coração, me deram exemplos que levarei para toda a vida, e o amor que recebi será algo que guiará sempre meu caminho. Acredito que somos um quebra-cabeça que está em constante construção e, que nesse período de tempo, colocamos peças e as pessoas com que temos contato colocam outras peças. Só tenho a agradecer ao G.A.D.U. por ter tido a oportunidade de fazer parte da Ordem e poder contribuir como uma de suas Colunas. Como um grande e sábio Irmão disse uma vez: "A Maçonaria dá mais para a gente do que a gente jamais poderá dar para ela."
Rhodolfo Campos Siqueira Diniz 3º Grau Simbólico
Membro da Loja Rei Salomão n°2082 Oriente de Pompéu-MG